sexta-feira, 1 de maio de 2009

Alucinações, música e sonhos.

Olá pessoas!

Estou estreando no mundo dos blogs. Confesso que nunca fui tentada a escrever com freqüência, nunca fui boa com as palavras. Os textos só fluem quando há inspiração, algo que brilhe aos meus olhos, que me marque. Entretanto, nunca tinha tomado consciência de que existe algo capaz de fazer isso sempre e de acesso fácil: a música!

A música é sublime. É fascinante como ela possui a capacidade de transformar um momento, de nos transportar para outros lugares, de transmitir sensações e sentimentos e de transcender. Dentro da música, outra confissão: amo as letras. Citando o filme “Music and Lyrics”,

"A melody is like seeing someone for the first time. The physical attraction. Sex. (…)But then, as you get to know the person, that's the lyrics. Their story. Who they are underneath. It's the combination of the two that makes it magical"

Mas... Se eu amo tanto a música assim... Por que “Alucinações Musicais”???

Alucinação
a.lu.ci.na.ção
sf (alucinar+ção) 1 Ato ou efeito de alucinar. 2 Med Percepção de sensações sem objeto que lhe dê causa direta. 3 Psico lInterpretação anormal das experiências ideativas como percepções reais; distingue-se da ilusão por ser esta uma percepção errônea de dados sensoriais presentes. 4 Delírio, devaneio, visão. 5 Desvario, impulso de cólera, perda da razão.6 Filos Percepção sem objeto. Alucinar vtd 1 Fascinar, deslumbrar, encantar, apaixonar.

Musical
mu.si.cal
adj (música+al) 1 Que diz respeito à música. 2 Em que se canta ou toca música. 3 Harmonioso, melodioso.

“Alucinações Musicais”. De fato, um título perfeito para o que me proponho a fazer. Este espaço será destinado para os textos que eu escrever relacionados a alguma música. E como tudo o que sai da minha cabeça, acho adequado chamar de ‘alucinação’. Além disso, “Alucinações Musicais” é o nome de um livro, do neurologista Oliver Sacks. Ainda não li, mas fala sobre as experiências musicais de pessoas saudáveis e outras com deficiências. Relata casos de ‘amusia’, de como o cérebro funciona durante os breves momentos de deleite apreciando a música e durante os períodos concentrados de produção. Nada mais adequado para uma estudante de medicina, não? (Mais sobre o livro, assim que eu o ler!)

Tudo isso foi para explicar sobre o porquê deste blog. Agora, finalmente, o primeiro post.

Arigatou!

__________________________________________________


Inspirado na música "Suteki da ne", de Final Fantasy X, publicado no meu space no dia 24 de abril de 2009.

Isn’t it beautiful?

Eu sonho.

Nos meus sonhos, ele vem de mansinho. Sua preocupação não é conquistar, não há segundas intenções. Ele simplesmente se aproxima, pois a roda da vida o leva nesta direção. E a cada dia, torna-se mais próximo. Leva tempo, ainda não percebo. Torna-se mais importante. Ele deixa de ser um rosto entre outros cem, cento e dez, mil. Torna-se mais amigo. Sua presença começa a fazer diferença nos meus dias. Acaba, por fim, cativando-me.

Suas palavras tornam-se importantes. Elas acumulam-se, envolvem e inundam meu coração. Vêm acompanhadas do mais belo timbre já escutado. Os pássaros se calam, pois é um som mais belo que suas sinfonias. Mas então, depois de certo tempo, as palavras tornam-se insuficientes e desnecessárias. Seu olhar já basta e, ao mesmo tempo, é imensamente mais completo. Seus gestos bastam. Até seu cheiro, que o vento traz tão docemente, comunica o que palavras não podem dizer... Seus pensamentos se revelam de modo instantâneo, mágico. São claros e límpidos, tão visíveis ao coração. Tudo em si torna-se perfeito.

Seria maravilhoso segurar suas mãos. Seria maravilhoso irmos juntos à busca da felicidade. Dividir a sensação de liberdade, de poder ir além. E, mesmo assim, todo dia poder voltar para seus braços, que é então o lugar ao qual pertenço.

Meu coração reflete o céu.

A lua e as estrelas se agitam. São astros, iluminam-se e dançam pela noite. Aproveitam os segundos juntos, antes que o dia nasça. A gentil madrugada embala os risos e a sinceridade, o brilho suave. Embalam o sono uns dos outros. São companheiros, são amigos.

O céu também tem ciclos.

A lua se esconde, a lua nova. As estrelas deixam de dançar. Sua alegria se esvaiu... As nuvens aparecem. As nuvens chovem. As nuvens choram. Choram o pranto das estrelas, que se tornam lágrimas gentis. As nuvens apenas existem momentaneamente. As nuvens refletem o medo das estrelas.

Em breve as estrelas verão a lua novamente. Mas a lua sempre será lua. E as estrelas sempre serão estrelas. E permanecerão sempre juntas no mesmo céu, mas as estrelas talvez nunca cheguem a tocar a lua. Mas continuam sonhando, desejando este momento. As estrelas brilham, são os olhos do sonhador.

Amanhece.

Foi ilusão? Sonhos não são ilusão. Sonhos são pedaços do paraíso que desejamos para nós.

6 comentários:

  1. Ooooooooooooooi Sachi-chan!

    Finalmente consegui chegar para comentar aqui no seu blog, mas infelizmente perdi o primeiro comment que havia feito. T_T

    Mas tudo bem! Agora eu comento de novo!

    Uebaaa! Novo blog, haha! Eu adoro a forma que você escreve. Já havia lido este post, mas li de novo!

    É difícil imaginar meu mundo sem música. Acho que é verdadeiramente impossível... Quase tudo que eu faço artisticamente tem música no meio. Seja um clipe, ou apenas com uma música de fundo.

    Esta vida nasci guitarrista mas, na minha próxima, quero ser pianista! =D

    Este seu post, apesar de ser tão lindo, eu senti uma melancolia silenciosa e sedante se construindo em cada palavra... Creio que senti aquele sentimento não definido de olhar o céu estrelado em uma noite solitária.

    Aguardo ansiosamente o seu próximo post, Sachi-chan!

    ResponderExcluir
  2. Wah! Novo blog! E não peguei o primeiro comentário! Que injustiça! >_<

    Bem, bem, vou contentar-me com o segundo.

    Ótimo tema, Satie-chan! A música é algo realmente mágico. Uma música pode nos fazer sentir tristes, felizes, motivados e até lembrar-nos do passado.

    A escolha do tema Sutaki da Ne foi excelente.
    É uma das canções mais belas que conheço. E você vai ver (junto com o FFX) como ela é usada de forma incrível.
    Lembre-se, que por mais que as estrelas jamais toquem a lua, ainda assim, compartilham o mesmo céu. E, juntas, tornam-no extremamente iluminado e lindo de ser observado.

    Mas o céu... ah, o céu eu vou deixar pra outro comentário!

    Parabéns, Satie-chan!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Como historiadora, eu tirei uns 5 ou 6 pontos de seu texto como um todo para comentar.
    O que significa que você disse muito em poucas linhas, o que é muito bom.

    Acho que dicas práticas já te dei, espero que sejam úteis ^^ você vai ver que, com o tempo, sua carga de leitura (não só específica, num geral mesmo) vai aumentar consideravelmente e você vai relacionar livros com seus pensamentos com músicas, e aí sairão coisas maiores, mais profundas e melhores!

    Espero que dê certo sua nova empreitada^^
    Trabalhando como historiadora você já está "fazendo" ^^ não usando os métodos, mas acredite, você tem alma e potencial pra história! Quer reconsiderar sua opção? hihihihi.


    beijinhos neechan, não deixe de me avisar quando sair um novo post, oka?

    ResponderExcluir
  4. Satiezoca!!!

    Seja bem vinda ao mundo dos Blogs!!!

    Muito bem, começou com um excelente post incial!!

    Orrrrrrrrgulho de vc, menina!!


    Bem, enquanto eu aproveito as suas alucinaçoes musicais com um chazinho, aproveite também as minhas bobagens com alguma bebida que te agrade!! (embora eu nao tenha feito um novo post, mas a intençao era fazer um trocadilho com os nomes dos blogs... é e o trocadilho nao ficou bom mesmo assim. ãa... acho que nem ficou um trocadilho!)

    Ja vou colocar link do seu blog no meu!

    Um super abraço de urso e um beijo bem grandao!


    PS: me passa depois a musica do primeiro post! ;D

    ResponderExcluir
  5. Uau!

    Essa é a primeira palavra que vem a minha cabeça ao ler seu primeiro post! Fantástico o nome do blog e todo seu conteúdo!

    Li em algum outro blog que as pessoas seguem e se apegam a coisas que justamente chocam, que mexem com elas... Dessa forma, sou obrigado a admitir o quanto estou chocado com seu texto, foi uma experiência incrível!

    Estarei aqui mais vezes...

    Abraços,

    Gui

    ResponderExcluir
  6. sakuraaaaaaaa xD

    to comentando oh!!!

    agora já pode fazer o segundo post =D

    percebeu que to colocando espaços desnecessários entre linhas?

    maior legal neh?

    mas enfim, mto bom o primeiro post! gostei do quote do filme!!

    esperando a segunda música!! q vou influenciar ainda mais em sua decisão MUHUHUAHA

    xD bjoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...