domingo, 23 de agosto de 2009

Arigatou kokoro kara...

"Os sentimentos verdadeiros manifestam-se mais por atos que por palavras"

William Shakespeare
"Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."

Luis Fernando Veríssimo

Olá pessoas!

Não é segredo algum, para aqueles que me conhecem, que minha banda favorita é Orange Range. Mais conhecida no ocidente pelas músicas de anime (“~Asterisk~”, de Bleach; “Viva Rock”, de Naruto; “O2” de Code Geass), OR é uma banda japonesa em que os cinco integrantes são naturais de Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. É formada atualmente por Naoto, Hiroki, Yamato, Ryo e Yo. É justo então, que eu escreva algo inspirado em alguma música deles.
Escolher algo de OR é extremamente difícil. Não consigo dizer uma única música favorita. Poderia ser “Hana”, a primeira que ouvi. Poderia ser “Love Parade”, que marcou uma parte da minha história. Poderia ser “Onegai Señorita”, que sempre me fez rir. Poderia ser “Kimi Station”, que eu traduzi quase sozinha. E eu poderia ficar escrevendo todas as músicas, pois todas são especiais de alguma forma (até aquelas que pulo!).
Escolhi “Shiawase Neiro” por dois motivos. Primeiro, o tema – felicidade – é algo muito importante, além de difícil de (d)escrever. Segundo, porque é do (nem tão) novo álbum deles, “Panic Fancy”, e tem um PV lindo. [Update: A fã é sempre a última a saber... Saiu um álbum novo! Dia 05/08!!! :O E eu descobri só agora!!!!]
Vou deixar um pedacinho traduzido de Shiawase Neiro aqui:

"Muito obrigado, do fundo do meu coração
Devo a todos o que agora existe em mim
Muito obrigado, do fundo do meu coração
Depois, serei eu que trarei felicidade a vocês."

____________________________

Felicidade

E o que é a felicidade para você?
Essa é a questão mais importante. Felicidade não algo objetivo, não é algo fixo. Não existe receita de bolo. O que me deixa feliz pode ser completamente insignificante para outra pessoa.
Felicidade não é um conceito estático, tampouco. Construímos dia a dia, momento a momento, tudo aquilo que nos alegra. Sozinhos ou não.
E é a felicidade compartilhada que eu mais admiro. Sabe aquele sentimento de ficar feliz por outra pessoa? Não? Bom, é exatamente isso. Deixando todo o sentimento egoísta de lado. Não precisa nem mesmo de atos de altruísmo, mas só aquele sentimento de estar bem porque o outro está bem. Confuso? Bom, explicar-me-ei melhor.
Quando eu tinha uns 10 anos, eu assistia a um anime chamado “Card Captor Sakura”. Sim, pode parecer idiota e infantil, mas eu tirei um ensinamento disso. Em um dos episódios, a melhor amiga da Sakura disse que ela seria feliz se as pessoas que ela ama fossem felizes, independente de estarem ao seu lado ou não. E a partir de então, vivo minha vida torcendo que o melhor aconteça a todos que entram na minha vida a ponto de me cativar. Isso significou muitas separações. Mas sei que todos estão bem, nos caminhos que escolheram. E isso me deixa feliz, saber que cada um, seguindo seus sonhos, está feliz.
Se é estranho pensar em felicidade como algo não inerente a si mesmo? Não... Tantas pessoas acham que felicidade é algo ligado aos bens materiais. Quem nunca imaginou como seria sua vida se ganhasse na Mega-Sena? Mas... De que adianta rios de dinheiro sem uma boa amizade para compartilhar as alegrias e tristezas? E há outros que procuram felicidade nos braços de outro alguém... Sem perceber que, antes de tudo, o amor próprio é mais satisfatório. Felicidade talvez seja um pouco de tudo junto. Talvez seja uma soma de pequenos momentos felizes ao longo de um dia, um mês ou uma vida. Tudo isso em uma mistura onde o principal ingrediente seja o amor.
E isto não é uma receita de bolo. É um abrir de olhos para algo que é tão importante, mas ao mesmo tempo tão vulgarizado atualmente. Não me arrependo das vezes em que eu disse “eu te amo”. É inútil não expressar seus sentimentos, você nunca sabe quando terá a oportunidade de dizer de novo. Mas, convenhamos, é comum ver pessoas “amando” aqueles que acabaram de conhecer. Mas isto talvez seja assunto para um próximo post.

E eu sou grata a todos aqueles que contribuem para minha felicidade. Algumas pessoas podem nem ter noção do quanto são importantes para mim. Algumas podem imaginar. Eu gostaria que todos soubessem o quanto são especiais para mim, mas às vezes as palavras ou os momentos apropriados não aparecem. E a vida passa tão rápido por nós! Se tem uma coisa que eu aprendi foi que não devemos ter medo de dizer o que sentimos a quem realmente amamos. A vida uma vez me levou alguém muito especial. E não me arrependo de ter dito, todas as noites antes de dormir, “eu te amo”.

Felicidade é, talvez, viver cada dia como se fosse o último, mas com a cabeça no lugar e os pés no chão. É uma receita fácil de ser dada, mas difícil de ser seguida. O importante, talvez, é fazer escolhas verdadeiras, aquelas as quais você não se arrependerá.

4 comentários:

  1. Olá! Será que conseguirei o primeiro comentário ? Veremos depois que eu enviar! =P

    Uma mudança no tema, eu vejo...
    Talvez eu consiga falar algo a respeito, desta vez!

    A primeira coisa que me veio à cabeça quando terminei de ler foi: "Se a felicidade realmente é algo tão pessoal.... então como a definir?". Então eu fui ao dicionário, para ver o que constava... e eis o que encontrei:

    felicidade
    s. f.
    1. Concurso de circunstâncias que causam ventura.
    2. Estado da pessoa feliz.
    3. Sorte.
    4. Ventura, dita.
    5. Bom êxito.

    A primeira definição nada mais é do que a ocasionalidade das coisas. Quando as coisas dão certo em sua vida, você fica feliz. É simples assim. Por outro lado, quando as coisas não funcionam ou dão errado... então é natural que as pessoas fiquem infelizes.

    A segunda definição é o Estado de felicidade. Mas é uma definição tão... vazia. Define Felicidade como... felicidade. Mas acho que, então, chegamos ao tema do post. Não é possível definí-la. Nem racionalizá-la. Você pode apenas sentí-la.
    Seja por alcançar algo que você queria e se esforçou ou simplesmente por compartilhar da alegria dos outros ao seu redor, a felicidade é o que todos nós buscamos, afinal.

    E nesta jornada tortuosa da vida, vivemos de escolhas. Escolhas certas ou erradas. Que trarão felicidade e tristeza para si e para os outros.

    Mas este é o fardo dos homens. Viver sem saber para onde a estrada que seguimos nos levará. E se nos trarão boas coisas ou não.
    Felizmente, para nós, existe um guia. Uma espécie de mapa que nos diz se estamos ou não seguindo na direção certa. É engraçado como nos esquecemos de que existe. E não notamos sua falta até o momento em que nos afundamos na rotina e na insanidade da sociedade urbana. E este 'mapa' que nos indica qual o caminho nada mais é do que o coração.

    De alguma forma, nós sabemos que aquilo que fazemos é ou não errado. Nos trará ou não felicidade.

    E é assim que trilhamos nossa jornada que chamamos de vida. Na incerteza de nossos atos e destino. Mas com a certeza de estar sempre seguindo e acreditando em nossos corações.


    Parabéns pelo tema, Satie!

    Conseguiu quebrar um pouco o clima de solidão e tristeza que vinha seguindo! Haha!

    Beijos!

    Dani!

    ResponderExcluir
  2. Sachi-chan, eu aaaaaaaaamo Card Captor Sakura. Já falamos sobre isso? Não recordo agora.

    A felicidade é muito importante, né? Não é tão importante quanto o jogo do Red Suns ou por que o Bowser é uma tartaruga mas... é importante!

    Como dizia uma pixação em muro público: "O amor é importante, porra..."

    Então, "A felicidade é importante, porra". Nossa, que frase legal eu inventei sozinho, sem referência ou fonte.

    O próximo post podia usar Backstreet Boys, né? Devo ter umas... 1 música deles aqui. Mas acho que gosto de duas. Três. Ok, duas.

    ResponderExcluir
  3. Satie, aqui é sua amiga-doida, Mari.

    ok, nao sou muito boa com palavaras e vc ja sabe disso.. nao tenho a "arte-manha" (como meu pai diz) de escrever de uma forma chique, certinha, formalzinha.. bláaah, sem mais delongas, vamos lá:

    SIM, fiquei muito contente com o post sobre FELICIDADE!! Pessoas importantes que nos cativam... uma gracinha!!

    é, eu nao preciso dizer pra vc que vc está no meio das minhas pessoas do meu coracaozinho , pq vc já sabe. Para as outras pessoas que poderao ler esse comentario, agora tô deixando escancarado pra Deus e o mundo virem: SATIE É MINHA MELHOR AMIGA.

    sim.. e quanto a musica... aiuehiaueaae... até hoje me lembro do clipe de Onegai Senorita.. que vc me mostro e falou: vai ter uma parte que vc vai rir!! kkkkkkkk


    Bem, Sá.. é isso.
    Vc ta vendo como nao sou boa com palavras. mas.. hê-hê-hê, o outro stop-motion tá saindo!! Gracas a um empurraozinho da Vó Eni.

    Um abracao de urso!
    Ma

    ResponderExcluir
  4. Realmente, nao sou boa com palavras mesmo.. já errei no inicio, escrevendo "palavaras"... burra pra cacete!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...